quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

A mata ciliar e a conservação do ecossistema


  • Conhecer a importância da mata ciliar na conservação do ecossistema
  • Organizar informações pesquisadas com fins de socialização de conhecimentos
  • Trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum
Duração das atividades
4 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
-----
Estratégias e recursos da aula
A mata ciliar constitui a vegetação das margens dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes. Também é denominada como mata de galeria, mata de várzea ou floresta ripária.
Embora protegida pelo Código Florestal Federal como área de "preservação permanente", em muitas localidades, o que vemos é a sua destruição causada pela ocupação irregular ou desordenada.
Essa sequência de atividades promoverá o estudo sobre a importância da mata ciliar e a identificação do que está ocorrendo com essa vegetação na região onde seus alunos vivem.

1ª atividade
Pergunte a seus alunos o que é mata ciliar e anote as hipóteses ou informações que eles apresentarem. Indique que apresentará informações sobre o tema em áudio e que devem responder:
  • O que é mata ciliar?
  • Qual a função da mata ciliar para  o ambiente?
  • Como a mata ciliar contribui para a vida aquática?
  • Por que estudos sobre a mata ciliar contribuem para a gestão das bacias hidrográficas?
Apresente os arquivos em áudio
 Deixe a mata ciliar crescer , disponível no Portal do Professor em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=29779   e 
 Sombra e água fresca , disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=25918  
Repita a apresentação dos arquivos, se os alunos considerarem necessário, para responderem às questões.  Após  elaborarem as respostas, retome as questões verificando a pertinência das respostas e compare-as com as informações iniciais que a turma apresentou, destacando divergências e complementos.

2ª atividade
Na sala de informática, ou utilizando computadores portáteis em sala de aula, organize os alunos em duplas e disponibilize o recurso  Mata ciliar ou auxiliar?  disponível no Portal do Professor em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/930/index.html  
Esse recurso apresenta  animações que  permitem perceber as principais diferenças da inundação ocorrida entre um ambiente com mata ciliar e um ambiente urbanizado.

Imagens do recurso Mata Ciliar ou Auxiliar?
Disponibiliza também um teste para os alunos refletirem sobre as consequências do desmatamento:
 Após utilização do recurso, provoque comentários dos alunos sobre as informações obtidas com o material. Em seguida, promova a leitura compartilhada do texto abaixo:

Recuperação de Matas Ciliares  

"O processo de ocupação do Brasil caracterizou-se pela falta de planejamento e conseqüente destruição dos recursos naturais, particularmente das florestas. Ao longo da história do País, a cobertura florestal nativa, representada pelos diferentes biomas, foi sendo fragmentada, cedendo espaço para as culturas agrícolas, as pastagens e as cidades. A noção de recursos naturais inesgotáveis, dadas as dimensões continentais do País, estimulou e ainda estimula a expansão da fronteira agrícola sem a preocupação com o aumento ou, pelo menos, com uma manutenção da produtividade das áreas já cultivadas. Assim, o processo de fragmentação florestal é intenso nas regiões economicamente mais desenvolvidas, ou seja, o Sudeste e o Sul, e avança rapidamente para o Centro-Oeste e Norte, ficando a vegetação arbórea nativa representada, principalmente, por florestas secundárias, em variado estado de degradação, salvo algumas reservas de florestas bem conservadas.  

Este processo de eliminação das florestas resultou num conjunto de problemas ambientais, como a extinção de várias espécies da fauna e da flora, as mudanças climáticas locais, a erosão dos solos e o assoreamento dos cursos d'água. Neste panorama, as matas ciliares não escaparam da destruição; pelo contrário, foram alvo de todo o tipo de degradação. Basta considerar que muitas cidades foram formadas às margens de rios, eliminando-se todo tipo de vegetação ciliar; e muitas acabam pagando um preço alto por isto, através de inundações constantes.

Além do processo de urbanização, as matas ciliares sofrem pressão antrópica por uma série de fatores: são as áreas diretamente mais afetadas na construção de hidrelétricas; nas regiões com topografia acidentada, são as áreas preferenciais para a abertura de estradas, para a implantação de culturas agrícolas e de pastagens; para os pecuaristas, representam obstáculos de acesso do gado ao curso d'água etc. Este processo de degradação das formações ciliares, além de desrespeitar a legislação, que torna obrigatória a preservação das mesmas, resulta em vários problemas ambientais.

 As matas ciliares funcionam como filtros, retendo defensivos agrícolas, poluentes e sedimentos que seriam transportados para os cursos d'água, afetando diretamente a quantidade e a qualidade da água e conseqüentemente a fauna aquática e a população humana. São importantes também como corredores ecológicos, ligando fragmentos florestais e, portanto, facilitando o deslocamento da fauna e o fluxo gênico entre as populações de espécies animais e vegetais. Em regiões com topografia acidentada, exercem a proteção do solo contra os processos erosivos.

Apesar da reconhecida importância ecológica, ainda mais evidente nesta virada de século e de milênio, em que a água vem sendo considerada o recurso natural mais importante para a humanidade, as florestas ciliares continuam sendo eliminadas cedendo lugar para a especulação imobiliária, para a agricultura e a pecuária e, na maioria dos casos, sendo transformadas apenas em áreas degradadas, sem qualquer tipo de produção. É necessário que as autoridades responsáveis pela conservação ambiental adotem uma postura rígida no sentido de preservarem as florestas ciliares que ainda restam, e que os produtores rurais e a população em geral seja conscientizada sobre a importância da conservação desta vegetação. O novo Código Florestal (Lei n.° 4.777/65) desde 1965 inclui as matas ciliares na categoria de áreas de preservação permanente. Assim toda a vegetação natural (arbórea ou não) presente ao longo das margens dos rios e ao redor de nascentes e de reservatórios deve ser preservada. De acordo com o artigo 2° desta lei, a largura da faixa de mata ciliar a ser preservada está relacionada com a largura do curso d'água.

  • Rios com menos de 10 m de largura: 30 m de vegetação  em cada margem
  • Rios com 10 a 50 m de largura: 50 m em cada margem
  • Rios com 50 a 200 m de largura: 100 m em cada margem
  • Rios com 200 a 600 m de largura: 200 m em cada margem
  • Rios com largura superior a 600 m:  500 m em cada margem ."

Fonte resumida: Recuperação de matas ciliares. Sebastião Venâncio Martins. Editora Aprenda Fácil. Viçosa - MG, 2001. Disponível em http://www.arvoresbrasil.com.br/?pg=reflorestamento_mata_ciliar  
Verifique se há dúvidas dos alunos sobre as informações apresentadas. Enfatize as indicações da legislação e pergunte aos alunos se os rios e córregos da região têm às margens uma vegetação proporcional a sua largura, preparando-os para a próxima atividade. Combine que na próxima aula irão visitar um rio ou córrego da região para observações sobre a mata ciliar. Peça que levem blocos de anotações e câmeras fotográficas ou câmeras de celular, quem as tiver. 

3ª atividade
Para a realização dessa atividade, previamente, a equipe escolar deve organizar a ida dos alunos a um rio ou córrego da cidade ou região. 
Os alunos  precisam ser orientados que, ao retornarem da visita, em atividade extraclasse,  deverão fazer cartazes  sobre a preservação ambiental na região, com foco nas observações sobre as matas ciliares. Peça que os alunos observem elementos tais como:
  • erosão
  • assoreamento
  • condições de proteção dos mananciais
  • resíduos urbanos às margens do rio ou córrego
  • construções às margens do rio ou córrego

4ª atividade
Faça uma roda de conversa sobre a visita realizada, explorando os pontos de observação.
Proponha, por fim,  a criação , pelos grupos,  de campanhas de preservação ambiental por meio de cartazes.
Faça orientações gerais para a produção:
  • Aborde que o cartaz é um meio de comunicação que integra texto e imagens para transmitir a mensagem.
  • Considere que a mensagem do cartaz deve ser curta e deve chamar a atenção.
  • Oriente que o  texto pode ser digitado ou escrito à mão, com letras recortadas de jornais e revistas, com letras autocolantes, com moldes de letras, etc., desde que sejam visíveis a certa distância.
  • Para garantir a atenção de quem passa apressado pelos cartazes, eles devem apresentar cores vibrantes.
Garanta a impressão das imagens produzidas durante a visita que irão compor os cartazes.
Acompanhe a produção pelos alunos, promovendo as intervenções necessárias.
Finalmente, combinem os locais onde os grupos irão solicitar autorização aos proprietários para afixação dos cartazes.
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Mata ciliar ou auxiliar? Animação/simulação
Sombra e água fresca Áudio
Deixe a mata ciliar crescer Áudio
Recursos Complementares
Acesse a página de perguntas e respostas sobre Mata Ciliar, organizada pela ONG WWF Brasil: http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/matas_ciliares/ 

Avaliação
Considerando os objetivos propostos para essa sequência de atividades:
  • conhecer a importância da mata ciliar na conservação do ecossistema,
  • organizar informações pesquisadas com fins de socialização de conhecimentos,
  • trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum,
sugere-se que os alunos conheçam os propósitos estabelecidos e sejam convidados a autoanalisarem-se ao final do processo. Para isso, cada aluno deverá escrever um texto comentando quais foram as suas aprendizagens na sequência de atividades desenvolvidas.
Após a leitura dos textos, organize uma roda de conversa com os alunos para apontar as suas observações, indicando aspectos nos quais a turma ainda deve avançar para a melhor organização das informações e o trabalho em grupo.
As observações a respeito do conhecimento construído pelos alunos sobre a mata ciliar devem ocorrer ao longo das atividades, sobretudo durante as socializações propostas.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Aprendendo as diferenças entre ambiente natural e ambiente modificado

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Com estas aulas os alunos poderão aprender estabelecer as diferenças que existem nos ambientes natural e modificado. Além disso, poderão aprender a importância da preservação do ambiente natural, que traz benefícios ao ser humano e à natureza.   
Em termos cognitivos serão trabalhados os seguintes aspectos:
  • Diferenciar ambiente físico natural de ambiente físico modificado;
  •  Discutir e refletir os efeitos (positivos e negativos) da atuação do homem no ambiente modificado físico;
  • Desenvolver leitura e interpretação de textos e imagens sobre a temática central da aula;
  • Produzir texto, do tipo informativo, em grupo para que os conhecimentos adquiridos sejam sistematizados.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados com os alunos para o desenvolvimento da aula.
Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Aula colaborativa e cooperativa;
- Uso do Laboratório de Informática.     

Motivação   
Para dar início à aula, sugerimos que o professor pergunte aos alunos se eles sabem o que é ambiente natural e ambiente modificado. Após ouvir as respostas dos alunos - o conhecimento prévio que eles têm sobre o referido assunto, - sugerimos que o professor mostre algumas imagens (Figs. 1, 2, 3 e 4) e peça para eles dizerem quais delas se referem ao ambiente natural e quais ao ambiente modificado.


Figura 1 – Imagem de uma paisagem natural – Ambiente natural
Disponível em: http://farm1.static.flickr.com/105/281044762_83010b03eb.jpg  
Acesso em: 30. Jul. 2010.


Figura 2 – Imagem uma paisagem modificada
Disponível em: http://www.caiobarra.com.br/files/exs/pictures/doadoras_e_crias_em_ambiente_natural2.jpg   
Acesso em: 30. Jul. 2010.


Figura 3 – Imagem de uma cidade – ambiente modificado
Disponível em: http://farm4.static.flickr.com/3415/3273204364_b40e6772ef.jpg   
Acesso em: 29. Jul. 2010.  


Figura 4 – Imagem de uma construção urbana – ambiente modificado
Disponível em: http://www.ahpmv.com.br/uploads/fotos/146_1.jpg  
Acesso em: 29. Jul. 2010.   

Observação: Provavelmente, os alunos dirão que as paisagens 1 e 2 correspondem ao ambiente natural, todavia, o professor deverá chamar a atenção dos alunos para a construção (cobertura – telhado) que há ali. Dessa forma, os alunos perceberão, por meio de exemplos, que ambientes naturais são os que não sofreram nenhuma modificação!     

Por meio da próxima atividade, os alunos poderão compreender melhor o conceito de ambiente modificado e ambiente natural. Sugerimos que os alunos estejam divididos em duplas!     

Atividade 1     
Nesse momento, os alunos (em duplas) deverão se dirigir ao Laboratório de Informática. As duplas deverão fazer a leitura e discussão de dois textos, intitulados de “Ambiente natural e ambiente modificado” e “Meio Ambiente”, postados abaixo. Estes textos  que versam sobre ambiente natural e ambiente modificado, e sobre a importância dos dois tipos de ambiente para o homem.  

Link do texto 1 - “Ambiente natural e ambiente modificado”: 

http://www.escolakids.com/ambiente-natural-e-ambiente-modificado.htm (Fig. 5)    

Link do texto 2 - “Meio Ambiente”: 
http://www.mundodosfilosofos.com.br/lea14.htm 



Figura 5 – Imagem do site "Escola Kids"
Disponível em: http://www.escolakids.com/ambiente-natural-e-ambiente-modificado.htm  
Acesso em: 29. Jul. 2010.     

Importante: Caso não haja a possibilidade de utilizar o Laboratório de Informática da escola, sugerimos que o professor acesse os links acima e faça a impressão dos textos e imagens e distribua aos alunos!  
Para nortear a leitura do texto, sugerimos o roteiro abaixo.   
Roteiro de leitura:
- O texto 1 versa sobre o que? Qual é a temática central desse texto?
- De acordo com o texto 1, por que o homem foi se adaptando ao ambiente?
- O texto 1 mostra alguns exemplos de prejuízos causados pela ação do homem na natureza, observe-os.
- O texto 2 versa sobre o que? Qual é a temática central desse texto?
- O texto 2 mostra alguns exemplos de ambiente construído, quais são eles?
- O texto 2 apresenta alguns prejuízos causados pela ação do homem, observe esses prejuízos.


Após a leitura e discussão dos textos pelas duplas, o professor deverá promover uma conversa com todos, em aula aberta, acerca destes, de forma a avaliar a compreensão dos alunos, bem como esclarecer dúvidas etc. Além disso, neste momento, o professor deverá favorecer com que os alunos reflitam sobre os aspectos positivos e negativos da ação do homem no ambiente modificado.   
Para nortear a leitura do texto, sugerimos o roteiro abaixo.

Roteiro de Discussão:
- Quais são as diferenças entre ambiente natural e ambiente modificado?
- Nós vivemos em um ambiente natural ou modificado? Por quê?
- Quem poderia citar um exemplo de influência positiva da ação do homem no ambiente natural?
- E um exemplo negativo da ação do homem no ambiente natural?
- O desmatamento, por exemplo, é uma influência positiva ou negativa da ação do homem? Por quê?
- E a retirada de algumas plantas medicinais da natureza para a confecção de remédios, é uma influência positiva ou negativa? Por quê?  

 O professor poderá ressaltar aos alunos as influências positivas da ação do homem no ambiente natural, tais como: moradia, energia elétrica, eletrodomésticos (chuveiro, televisão, rádio, aparelhos hospitalares, computador, telefone, remédios etc.) e o que esses “feitos” do homem contribuíram para uma melhor qualidade de vida do ser humano.   
No entanto, com esses “feitos” do homem, prejuízos para ele e para a natureza também ocorrem como, por exemplo, poluição, contaminação do solo e da água, desmatamento, morte de animais, e dessa maneira, a extinção de algumas espécies, etc. É importante que, nesta atividade, os alunos compreendam que há “prós” e “contras” da ação do homem no ambiente natural.       
Para o desenvolvimento da próxima atividade, os alunos deverão ir ao Laboratório de Informática.

Atividade 2     
Estando no Laboratório de Informática, para finalizar a aula, sugerimos que cada dupla elabore um desenho no “software Paint” (Fig. 6), de modo que os conhecimentos aprendidos durante a aula sejam sistematizados. Cada dupla poderá optar por fazer um desenho que represente o ambiente natural ou o ambiente modificado. Depois de fazer o desenho, cada dupla deverá elaborar um texto informativo sobre o ambiente que representaram, ou seja, se representaram o ambiente natural, deverão informar o que é um ambiente natural e quais são suas características.
Sugerimos que o desenho feito no “software Paint” seja impresso, e inserido em uma cartolina, juntamento com o texto informativo sobre o ambiente que representaram.
Ao trabalhar com a confecção de desenhos, os alunos estarão trabalhando com dos tipos de linguagem – escrita e pictória, além de trabalhar com a coordenação motora ao usar o mouse!


Figura 6 - Imagem de um desenho feito do software Paint
Fonte: Do autor

Sugerimos que as cartolinas (com os desenhos e o texto informativo) sejam expostas no corredor da sala de aula, para que os alunos das outras salas, bem como os professores e funcionários da escola possam visualizá-los.

Observação: Sugerimos também, que se possível, o professor faça uma apresentação de slides com as produções dos alunos para que todos os alunos da escola possam visualizar os desenhos, como a do link abaixo:   
http://www.youtube.com/watch?v=0XT0j7CMCa4&feature=player_embedded       
Recursos Complementares
- Em outra oportunidade, o professor poderá trabalhar com os alunos as sugestões da aula “ Entendendo a Biodiversidade e sua importância“ publicada no site do Portal do Professor.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22104 
Avaliação
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam a diferença que há entre ambiente natural e ambiente modificado, bem como a importância dos ambientes naturais e a preservação deles.   
O professor deverá avaliar também os seguintes aspectos:
- Estabelecimento das diferenças entre o ambiente em que vivemos com um ambiente natural;   
- Diferenciação do ambiente físico natural de ambiente físico modificado;
- Língua escrita (análise sobre a língua, leitura e interpretação de textos);
- Língua escrita (elaboração de um texto informativo); - Desenvolvimento da oralidade;
 - Organização no trabalho em grupo.